Quando Sean começou a implementar seus sabáticos da sétima semana, cinco anos atrás, depois de ir a uma clinica de recuperação em Sorocaba pensei que era uma ótima idéia – para ele. Quero dizer, eu adoraria ter uma semana inteira sem trabalhar a cada sete semanas, mas não achava que merecia.

Então, continuei trabalhando meu trabalho estressante sem fins lucrativos, me enrolando na cama nos meus dias de folga, tentando afastar a sensação de asfixia para que eu pudesse voltar ao trabalho na segunda-feira.

Depois, fui morar sozinha e escrever meu livro de costura. Adotei um estilo de vida com refeições irregulares e padrões aleatórios de sono. A depressão nublou minha visão, cegando-me ao desgaste que estava se instalando.

clinica de recuperação em Campinas

Quando me casei, os padrões melhoraram, mas eu ainda estava no modo agitado. Eu queria que nosso negócio fosse bem-sucedido e nossa família estivesse crescendo rapidamente. O bebê número um chegou três semanas antes do nosso primeiro aniversário de casamento.

E então eu quase morri.

Evitar o desgaste e o estresse não é um luxo; é sobrevivência. – Sean McCabe
Descansar é um trabalho árduo.

Eu não aprendi minha lição. Depois que nossa família fugiu de uma casa contaminada com mofo tóxico, voltei ao trabalho. Tivemos que recuperar o tempo perdido!

Mesmo quando estávamos “descansando” do trabalho, procurávamos um novo lugar para morar, buscando a cura mental e física e, geralmente, lutando para recuperar nossas vidas. Isso não é descanso.

Escusado será dizer que a recuperação foi lenta.

Um ano depois, após passar um período em uma clinica de recuperação em Campinas ,fazer uma pausa ainda é difícil, especialmente quando sinto que não mereço. Não publico com a frequência que deveria, não tenho tantos clientes quanto pude e não cuido da minha casa e família como faria se tivesse apenas espaço para respirar – o que é exatamente por que preciso parar de ver descanso e margem como recompensa que devo ganhar.

O descanso é uma necessidade.

Todos sabemos que uma certa quantidade de sono é necessária para a sobrevivência, mas o sono suficiente leva a uma vida mais bem-sucedida ao redor. O sono não é o único tipo de descanso que precisamos.

clinica de recuperação em sorocaba

Você precisa dormir mais para ter mais sucesso
A falta de sono está negando o seu bem-estar mental, físico e emocional

Recuar um pouco do meu trabalho me dá uma perspectiva melhor, esclarecendo seus pontos fortes e fracos para que eu possa ver onde melhorar – ou perceber que é hora de enviá-lo já.

Há uma razão pela qual grandes idéias entram no chuveiro. Silenciar o ruído constante das mídias sociais, podcasts, cursos e até livros me liberta a mente para realmente processar o que estou colocando nele.

Desacelerar e escapar à pressão de prazos constantes me permite avaliar se esses prazos devem estar no meu calendário. É apenas dando um tempo nos compromissos em andamento que consigo ver se esses compromissos devem continuar fazendo parte da minha vida.

O descanso deve ser agendado.

Comecei a reservar um dia toda semana para descansar completamente enquanto trabalhava naquele trabalho estressante sem fins lucrativos.
Anteriormente, eu havia usado meus fins de semana para acompanhar as tarefas domésticas e agendar eventos sociais. Além disso, muitas vezes deixava meu trabalho criativo infiltrar-se nos sábados e domingos. Afinal, eu gostei desse tipo de trabalho, então por que fazer uma pausa?

Quando decidi bloquear todos os sábados para descansar de propósito, lutei. Todos ao meu redor ficaram ocupados. Eu me senti impaciente e a lista de tarefas que eu tentara deixar de lado continuava aparecendo na minha mente.

Eventualmente, eu entrei na rotina e comecei a entrar nas minhas semanas revitalizadas pelos meus dias de descanso. De alguma forma, não me sentia mais sufocado por tudo o que precisava fazer, embora estivesse gastando menos tempo realmente fazendo.

O descanso uma vez por semana foi um bom começo – não consigo imaginar a vida sem ela agora – mas a longo prazo não é suficiente. Especialmente quando ocorre uma crise.

A recuperação é um longo caminho. Ainda estamos sentindo os efeitos do mofo tóxico na nossa saúde. Paul e eu percebemos que precisamos ter mais propósito sobre nossarecuperação, na semana passada fizemos o primeiro sábado da sétima semana.

Livro Sabático
Evite o desgaste e desbloqueie suas melhores idéias. Você não é do tipo que se dá um tempo, e é exatamente por isso que você…

O descanso deve ter um propósito.
Para me preparar, pedi a Sean para destacar as três coisas mais importantes a serem lembradas ao fazer o primeiro sábado da sétima semana. Fico feliz por fazê-lo, porque ter isso em mente me ajudou a abordar esse primeiro período sabático com expectativas realistas.
1. Não agende nada durante a semana sabática.

Reservar tempo para não fazer nada é algo com o qual luto. Mesmo quando criança, educar em casa resultava no hábito de simplesmente prosseguir para a próxima coisa, sem sequer ter um momento para apreciar o que eu já havia realizado. Eu ignorei as séries e mal percebi quando mudei de um para o outro. Nem tirávamos férias sazonais regulares fora do trabalho escolar.

Se eu não agendar descanso, não aceito. Portanto, agora eu agendar um dia por semana e uma semana em cada sete para descanso, silêncio e espaço.
Lembrar um ao outro que aquilo era sabático e que não tínhamos onde estar, nem prazos nem cronograma a cumprir ajudou a mim e meu marido a manter uma atitude de descanso. Mesmo quando está preso no trânsito com dois bebês famintos a 800 km de casa.

2. Não será perfeito.

A coisa mais difícil deste primeiro sábado foi que eu só experimentei um pouco do quão incrível um sábado poderia ser.
A semana começou com nossa pequena família, a milhares de quilômetros de casa, depois de uma convenção. Isso significava que o agendamento de coisas como o tempo de viagem era inevitável. Os primeiros dias foram cansativos, mas escolher um ritmo descontraído e uma atitude relaxada ajudou a minimizar o estresse.
Viajar não era a única coisa que dificultava o descanso completo. Desde o agendamento acidental de uma consulta com um cliente até a simples luta para fechar nossas mentes ocupadas, este primeiro sábado teve uma curva de aprendizado. Sean diz que isso é esperado, então eu estava preparado para aceitar essa realidade.

3. Não altere a programação sabática.

Agora que realizamos nosso primeiro sábado da sétima semana, continuaremos a fazê-lo a cada sete semanas. Não seis ou oito. Sete. Período.
Nosso próximo sábado acontece logo antes do Dia de Ação de Graças. Seria fácil racionalizar a mudança da programação sabática levemente para alinhar nossa semana de descanso com o feriado, mas não o faremos. Alterar a programação sabática é uma ladeira escorregadia na qual não estou disposto a pisar. Já é difícil agendar descanso; não vamos dificultar, permitindo ajustes e compromissos.

Hábitos repousantes levam tempo para serem estabelecidos.

Consistência é a chave para o desenvolvimento de hábitos. Aprendi isso quando comecei a ter um propósito sobre o descanso uma vez por semana e estou aplicando essa nova prática de sabáticos em pequena escala.

Este foi o primeiro de uma série indefinida de sabáticos da sétima semana. Pretendo escrever mais sobre minhas experiências de descanso, não apenas para o benefício de meus leitores, mas também como uma maneira de me responsabilizar. Daqui em diante, Paul e eu iremos compartilhar um vislumbre de nosso padrão de desenvolvimento do trabalho e descansar em nosso boletim semanal.

 

 

Referência